Você tem vigiado?

A primeira parte desse texto é da pregação do pastor Manoel Alberto, de 01/02/2015. Se você estava lá, pode pular para a segunda parte.


E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Naquela ocasião, Jesus havia pedido que seus discípulos ficassem orando enquanto ele mesmo subia o monte para orar. Porém, ao voltar, se surpreendeu (ou não) com eles dormindo. A frase de Jesus para os discípulos, por serem judeus, significou muito mais para eles do que para nós: “Vigiai e orai”.

Torre de observação em cidade muradaNo Antigo Testamento, era muito bem conhecida a figura do atalaia, especialmente em cidades muradas. Um atalaia nada mais é do que um guarda colocado sobre um lugar bem alto, dentro da cidade ou em uma torre ou posto, do qual ele podia enxergar ao longe e avisar sobre perigos ou amigos se aproximando.

Em diversas situações, Deus usa a figura de um bom atalaia para designar os profetas bons, e um atalaia ruim para designar os mentirosos, ou falsos profetas, ou os conselheiros ímpios dos governantes.

Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus atalaias, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós,
Isaías 62:6

Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
Isaías 56:10

Por esse motivo, os apóstolos ficaram muito ressentidos, ao terem de ser exortados: “Orai e vigiai”. A mesma recomendação é válida para nós hoje, o que faz de nós também atalaias no sentido espiritual. Isso significa que temos que estar atentos ao nosso redor, analisando e discernindo os fatos que nos rodeiam, e anunciando para os que estão conosco as verdades que temos conhecimento, em especial no tocante à salvação.


Pensando um pouco sobre essa palavra, Deus me deu ainda algumas revelações a mais.

Por exemplo, como você mede a eficiência de um atalaia? Um atalaia é mais eficaz de acordo com a antecipação dos anúncios que ele faz, ou seja, quanto antes ele puder anunciar a aproximação do inimigo, melhor.

Nos tempos em que não existiam radares para identificar grandes massas de gelo (icebergs), os navios confiavam a guardas no mastro principal a tarefa de olhar ao redor e avisar com antecedência a aproximação de um deles a tempo do navio desviar. A falha de um desses, combinada com vários outros fatores, levou a uma das piores tragédias marítimas da história.

Agora, para que o atalaia seja eficaz em sua tarefa, há dois fatores que fazem toda a diferença. O primeiro é o lugar que ele está guardando. Uma cidade edificada no vale tem pouca chama de se antecipar, enquanto que uma cidade edificada no alto do monte já tem a vantagem estratégica. Ou seja, se o fundamento daquilo que você crê, ou os alicerces de onde você está construindo for baixo, você está em desvantagem.

Não se pode ter um ministério de sucesso num nível superficial da Palavra. Nem se pode esperar ter um casamento feliz enquanto você ainda for imaturo. Nem se pode vigiar os perigos ao redor se sua vida espiritual está fundamentada em pecado. Você pode ser surpreendido pelo seu inimigo.

Porém, mesmo se a cidade que você vigia seja alta, isso de nada vai adiantar se você mesmo não subir mais alto que a cidade. Antes de começar o serviço, o atalaia precisa subir uma grande escadaria, para ficar acima de todos os outros. Você não pode se contentar com a mediocridade, ou estar igual à média. É preciso se diferenciar.

Você está sendo um bom atalaia para si e para as pessoas que estão com você?

Deixe um comentário