Oh meu Deus! Que bebê mais lindo!

em

Pronto! Você acaba de tomar o nome de Deus em vão. Ou será que não?

Algumas crianças na igreja após o culto terminar brincam umas com as outras com os jargões que elas ficaram tão acostumadas a ouvir: “Em nome de Jesus! Em nome de Jesus!” E agora, quem vai dizer a elas que elas cometeram um terrível pecado?

Lendo um texto qualquer na internet, encontrei a palavra: D-us. “O que é Dus? D-us? Ah! Deus!” Mas era a forma que o judeu usa para não falar o nome de Deus.

Pessoas religiosas adoram viver por regras que lhes foram mal comunicadas e mal compreendidas. Alguém um dia leu nos dez mandamentos, descritos em Êxodo 20, a seguinte passagem:

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:7

Parece uma consequência muito séria “não ter alguém por inocente”, ou seja, não aceitar justificativas, ou não perdoar alguém que toma o nome de Deus em vão. Ainda mais se comparar com os demais mandamentos, nos quais essa punição não é registrada.

Então, o que é pior? Matar, roubar, mentir sob juramento, ou dizer “Meu Deus! Que comida deliciosa!”

A confusão vem porque a palavra correta no mandamento não foi bem traduzida, e também não é bem aplicada. O que se traduziu como “tomar” vem do hebraico nasah, que na verdade significa levantar ou carregar.

O grande mandamento que Deus está dando para Moisés nessa passagem é que aqueles que carregam consigo o nome de Deus devem ser muito responsáveis sobre o que fazem com ele. O grande pecado não é dizer “Oh meu Deus”, mas sim praticar atos maus em nome de Deus.

Como você se sentiria se alguém maltratasse um cachorro e dissesse “Mas foi fulano (você) que me mandou fazer”? Bem, sinto dizer, a justiça e a santidade de Deus é muito maior do que a sua. A ira de Deus se acumula sobre alguém que, sob o nome de Deus, comete atrocidades e faça com que as pessoas queiram se afastar de Deus.

Há muitas mentiras de Satanás em áreas como a ciência e as artes, com o objetivo de afastar as pessoas de Deus (como se Deus não fosse o dono da ciência e das artes), mas a causa número 1 do crescimento do ateísmo é certamente o mau exemplo dado por pessoas que carregam o nome de Deus ou de seu Filho Jesus.

Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.
Romanos 2:24

Por outro lado, não há nada melhor para a humanidade do que conhecer o verdadeiro caráter e amor de Deus através das mãos santas e caridosas daqueles que representam bem o seu nome na terra.

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.
Efésios 4:1

Deixe um comentário